7 motivos para você acordar às 5 da manhã

imagem5am

 

Já ouviu falar do 5am club? Sabe quão poderoso é o intervalo das 5 às 8 da manhã?

Poucas pessoas estão dispostas a acordar às 5 da manhã por escolha própria, mas é exatamente isso que fazem as pessoas mais bem sucedidas do mundo, a turma do 5am club, os “high achievers”.

Só para te dar um ideia…Tim Cook (CEO da Apple), Richard Branson (da Virgin), Robert Iger (da Disney), Howard Schultz (do Starbucks) e Benjamin Franklin são alguns dos adeptos.

Eu nunca fui uma pessoa noturna, mas quando era pequena queria ser… queria conseguir ficar acordada até tarde com meu irmão, que era o oposto de mim. Muitas tentativas em vão…

Quando fui morar com o Gabriel que, na época, tinha horários malucos por conta do poker, comecei de fato estender a noite e encurtar as manhãs. Depois, quando não tinha mais faculdade e com a rotina empreendedora, achei que seria de uma vez por todas seduzida pelos hábitos noturnos.

Mas definitivamente não. E na verdade, justamente pela visão empreendedora. Agora que meu foco era mais performance e produtividade percebi que o ideal era o oposto, esquecer a madrugada e estender minhas manhãs.

Então, recentemente voltei a me condicionar para acordar (muito) cedo. Comecei 2016 decidida a fazer parte do clube das 5 da manhã!

Por que? Vou te contar o que me fez aderir à ideia…

 

1 – A vantagem psicológica de já estar na ativa quando a maioria das pessoas ainda está sonhando

Se esse fosse o único motivo, para mim já bastaria.

Tem uma expressão muito comum no inglês que define bem isso, “head start”. A ideia é simples: quando você acorda e 99% das pessoas ainda estão dormindo você começa o dia com vantagem e sua força de vontade atinge o nível máximo. A preguiça simplesmente deixa de existir.

Quando todo mundo der a partida você já vai estar lá na frente, tranquilão…

Pensa, quantos dias você acorda já com a sensação de que está atrasado? É como começar o dia com o pé esquerdo… só que isso deixa de ser um problema quando você acorda muito cedo.

Enfim, começar o dia bem e em vantagem já é meio caminho andando para vencer a batalha, e isso é indiscutível. Por ser um fator psicológico você pode não considerar suficiente, mas é ele que cria e potencializa o 2 e o 3.

 

2 – Você começa o dia preparado

Não é apenas começar o dia antes, é começar do jeito certo.

Se você ainda não tem um ritual matinal recomendo que coloque isso nas suas prioridades o quanto antes. Você tem que tratar todos os dias da sua vida como um evento.

Assim como você se prepara para uma maratona, um encontro, uma reunião importante, você tem que se preparar para tudo, inclusive para começar o dia da melhor forma possível. Isso significa estar com suas prioridades estabelecidas e bem psicológica, física e energeticamente.

Ou seja, a ideia é começar o dia com vantagem dupla, porque começou antes e porque começou preparado. E isso age diretamente sobre o terceiro motivo…

 

3 – Potencializa sua produtividade

Por dois motivos:

Primeiro porque se você começou seu dia sem pressa e com seu planejamento feito, você pode se dar ao luxo de começar pelas tarefas mais importantes, e não pelas urgentes (que vão chegar até você quando o mundo acordar).

O que é importante gera não só mais resultados, mas também a sensação de eficiência, competência e realização. Tudo que é urgente suga energia, gera cansaço mental, e muitas vezes nem traz retorno significativo. Por isso, quanto menos você agir nesse estado de urgência melhor para você e para os seus resultados.

E segundo porque quando você se prepara e se planeja você começa o dia focado nas suas coisas e não fica vulnerável (ou dependente) a agenda dos outros. Você cria o cenário perfeito para começar o dia no modo ação e não no reação, e esse é um ponto chave para sua produtividade.

Dica: Se você conseguir dedicar as duas primeiras horas do seu dia para VOCÊ sua produtividade vai dar um salto impressionante. Coloca o celular no modo avião, nem pense em ligar a TV ou o rádio para saber das notícias. Se permita esse tempo… faça coisas que te dão prazer, que trazem conhecimento e pode, planeje-se e conecte-se, isso é poderoso.

 

4 – Te permite aproveitar melhor a paz e o silêncio

O período da manhã cria o ambiente perfeito para você trabalhar ou estudar em paz e em silêncio.

Não é apenas o silêncio do ambiente e o privilégio de não ser interrompido ou desfocado por nada, mas também a quietude mental.

Logo que você acorda sua mente está calma, clara, livre, e a medida que os estímulos externos vão chegando ela vai se poluindo, desfocando. Quanto mais você conseguir aproveitar da sua mente nesse estado, melhor para você… mais produtividade, mais insights, mais controle (emocional e de energia) para o resto do dia.

Estamos vivendo num rirtmo cada vez mais acelerado, tudo muito dinâmico e imediatista e, portanto, fica cada vez mais difícil manter (ou conquistar) esse momento próprio, em silêncio e produtivo. Por isso, acredite, essas primeiras horas do dia são muito valiosas.

 

5 – Você vai ser mais feliz

Um estudo publicado na NCBI – National Center for Biotechnology Information – mostrou que pessoas com hábitos noturnos são 3 vezes mais propensas a ter depressão comparadas àquelas que são “do dia”.

De acordo com as pesquisas quem dorme e acorda tarde tende a ter mais pensamentos negativos e preocupações.

Uma vez que você acordou tarde você não tem como recuperar o tempo que já perdeu, e isso gera a sensação de que está menos no controle da sua vida do que gostaria. Aí acarreta coisas já citadas: estar sempre com pressa, sem planejamento, sem ter tempo para se programar e entrar no estado de espírito certo para cada momento.

Segundo esse estudo isso gera uma baixa na auto confiança e a pessoa vai dormir sem a sensação de dever comprido, sem o sentimento de satisfação, o que obviamente abala a busca diaria pela felicidade, que já comentei nesse outro post.

Enfim, como a forma como você inicia seu dia sempre influencia como ele vai prosseguir, o efeito bola de neve vai depender de como ele começou.

E os estudos mostram que quem acorda cedo consegue potencializar seu desempenho ao longo dia, o que gera mais satisfação na hora de dormir, mais motivação para fazer o mesmo no dia seguinte e mais felicidade de modo geral.

Isso significa que se você dorme e acorda tarde você vai ser infeliz e depressivo? Obviamente não. Significa apenas que pode fluir melhor e ficar mais leve se você se adaptar a novos horários.

 

6 – É mais saudável

Você se exercita de manhã ou de noite?

É bem comum ver pessoas que até começam uma rotina de exercícios, mas depois desanimam porque chegam muito cansadas do trabalho e não tem mais pique.

Se você não entrar para essa estática, ótimo, mas ainda assim não deixa de haver um probleminha aí: exercício a noite te deixa agitado e atrapalha a qualidade do seu sono.

Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos.

Controlado pelo núcleo supraquiasmático, área cerebral localizada no hipotálamo, ele é nosso relógio biológico: regula nossos padrões de sono e apetite, o estado de alerta, temperatura do corpo, ondas cerebrais, produção de vários hormônios, níveis de glicose e insulina, regeneração celular e ainda muitas outras atividades biológicas.

Os principais hormônios relacionados ao sono que são afetados por esse reloginho são a melatonina (que gera sonolência e baixa a temperatura do corpo) e o cortisol. Quando funcionando corretamente a liberação de melatonina ocorre em oposição a luz do sol, e quanto mais esses hormônios funcionam corretamente mais reparador é seu sono.

circadian rhythm image

Ilustração de fuzzyscience

 

A solução? Fazer como os high achievers fazem ao redor do mundo: levantar (muito) cedo, antes da família acordar e de começar a rotina de trabalho, e iniciar o dia assim: em vantagem, respeitando seus ciclos biológicos e fazendo exercícios sem atrapalhar o sono (fora que assim já começa o dia com outro gás).

Gosto de acordar e fazer 30 minutos de caminhada lendo um livro (quando estou na esteira) ou ouvindo um audiobook (quando estou por aí). Esse ritual faz parte das minhas manhãs e das do Gabriel há anos (das dele mais ainda), e é top porque é 3 em 1: desperta o corpo, a mente e não atrapalha o sono :). Fica aqui a sugestão!

Bom, acho que se parasse por aqui você já teria muitos motivos para apostar no 5am club né. Pelo menos um teste de alguns dias/ semanas já ta dando vontade de fazer, ou não?

Mas para mim agora vem a cereja do bolo, o que no fundo mais me motivou a começar isso já, sem mais desculpas ou prorrogações…

 

7 – É uma questão de maestria

De disciplina, de organização, de estar no controle das suas tarefas, com total clareza dos seus objetivos… enfim, 100% comprometido com a sua arte. Com fazê-la cada dia mais e melhor.

Tudo isso são elementos poderosos de maestria… de auto-controle, aperfeiçoamento, lapidação. É você começar a agir como um profissional e não mais como amador. É como o Gabriel sempre diz, “quando você se importa você vira profissional”. A cada dia essa frase faz mais sentido para mim.

E eu imagino que você também se importe muito com a sua arte, mais do que com qualquer outra coisa. Então está aí o maior motivo para entrar para o clube.

Richard Branson, o fundador do grupo Virgin e um dos maiores empresários do mundo (seus investimentos vão da área da música e vestuário, até biocombustíveis e viagens aeroespaciais) fala que acordar ainda de madrugada é mais um sintoma de uma doença chamada paixão:

“Nós não acordamos às 5am porque temos muito trabalho para fazer, ou porque queremos falar paras pessoas quão “hard-working” nós somos (…) é sobre fazer tudo dando o seu máximo para o seu negócio ser bem sucedido; e se isso significa que você tem que acordar num horário incomum para a maioria, então é provável que você comece a gostar do nascer do sol”.

É isso. É arte, maestria e vontade de viver todo dia no seu máximo, fazendo o máximo. É assim que eu entendo o 5am club. É muito mais do que os benefícios fisiológicos, psicológicos, ou mesmo de produtividade. Tem um significado intrínseco, único para cada um.

E se você estiver pensando que isso é exagero, que é um pouco radical mais… acertou o mindset, é isso mesmo. Nenhum profissional joga leve, eles vão com tudo.

E é por isso que eu digo que você deveria pelo menos tentar começar a acordar (muito) cedo todos os dias… por todos os motivos citados a cima, mas principalmente para elevar sua arte a máxima potência.

Se precisar de uma ajuda tem até um App que você pode usar!

E se a ideia despertou seu interesse, independente de por qual motivo, me conta aqui nos comentários. Dependendo posso fazer um outros post com dicas para como acordar cedo e se manter consistente nisso!

E se já você já é uma pessoa que acorda muito cedo, conta aqui também como faz para manter isso e quais considera serem os maiores benefícios :)

 

  • Felipe Resende

    Excelente post Marina!
    Confesso que para minha profissão, ainda é complicado o 5am Club.
    Sou médico e os plantões são fixados em 7h-19h… 19h-7h…
    Mas quando estou de folga ou não estou em regime de plantão, sou completamente adepto, ainda que me considero em um estágio inicial (preciso deixar o despertador longe de mim, para não cair na tentação de apertar o soneca).
    Só fazendo um paralelo com citação do Branson, acordar às 5 pela paixão a arte é como quando acordamos às 3h para pegar o vôo para uma viagem deliciosa. A empolgação é única, e deve mesmo ser criada a cada dia.

    • Marina Teixeira

      Nunca tinha pensado nessa relação, Felipe, mas adorei e é muito verdade!
      Quando eu era pequena, inclusive, e tinha viagens do ballet eu sempre gostava mais quando tinha que acordar ainda de madrugda, a sensação de aventura e comprometimento eram bem maiores 😀

  • Felipe Hoffmann

    Muito bom Marina!
    Ainda estou levantando entre 6 e 6:30, mas estou ajustando para estar em pé ainda mais cedo. Faz muita diferença!
    Abraço!

    • Marina Teixeira

      :) muita mesmo!

  • Nathan

    Faço parte do 5am club desde o dia 27 de junho de 2014!
    Produtividade e clareza mental nas alturas!

    Parabéns! Ainda não tinha visto um artigo em Português abordando o assunto!

    • Marina Teixeira

      Show, Nathan.
      E pela precisão da data pra ver o comprometimento mesmo, hehe!!

  • Eu tenho tido horários bastante desorganizados nos ultimos anos e meu corpo parece que vive em um fuso contínuo, eu costumo ir deitar só quando já não resisto mais, e trabalhar de madrugada tem sido uma rotina a muito tempo, eu aprendi a funcionar melhor com a lua. Na madrugada, tudo é silêncio e concentração, na madrugada eu me sinto mais conectado com meus pensamentos, mas sempre quis conseguir ter esse hábito de acordar antes do sol, o problema que tenho ido dormir, sempre muito tarde e pra acordar cedo é preciso dormir cedo. Vou considerar muito essas dicas e fazer um change habit a partir de hoje e depois volto aqui pra contar os resultados. Obrigado pela propulsão Marina. Vou começar esse desafio de pelo menos por 21 dias.

    • Marina Teixeira

      Boa, Homero, feliz que vai enfrentar o desafio!
      Sei também apreciar a paz da madrugada para trabalhar, mas pra mim nada supera a paz e a energia de acordar antes ou junto com o sol.
      Depois volta mesmo aqui para contar como doi a experiência, ok?

  • Excelente Marina!

    A gente sabe dos benefícios, mas vai deixando… deixando…

    Seu artigo me fez querer tentar novamente…

    Obrigado!

    • :)

    • Marina Teixeira

      Pensa sempre no que o Felipe Resende falou, Eduardo: “acordar às 5 pela paixão a arte é como quando acordamos às 3h para pegar o vôo para uma viagem deliciosa”.
      :)

  • Ana Paula

    Marina, fiquei muito motivada com esse texto! Motivada a regular meu sono e minha vida em prol da minha arte. Vi tanta “paixão” nas suas palavras. Acordar cedo ficou sem o peso que, comumente, tem, como de um “sacrifício”, soou como a melhor maneira de investir em si mesmo… Viver melhor.
    Eu tenho dificuldade em manter uma rotina, acordar em determinado horario, ir dormir em horário “x”. Vou gostar muito se você der dicas para nos ajudar a manter habitos saudáveis nesse quesito sono!
    Beijos!

    • Marina Teixeira

      Legal, Ana! Vou preparar mais posts nesse sentido então!
      Mas olha, uma coisa que muitas vezes faz a gente quebrar um hábito (como acordar cedo) é a falta de clareza do que vamos realizar no dia seguinte ou falta de engajamento.
      Como e Felipe disse aqui embaixo, “acordar às 5 pela paixão a arte é como quando acordamos às 3h para pegar o vôo para uma viagem deliciosa”.

  • Heloise Amorim

    Oi Marina! Tudo bem? Gostei do Post! Eu também sempre fui mais do dia do que da noite. Tanto que detesto virar a noite, e se eu volto pra casa após o nascer eu fico meio depressiva, portanto sempre evito. Eu ja pensei muito em fazer isso, de acordar cedão, só que daí eu teria que dormir cedo também, acho que meu corpo não aguentaria. Só que infelizmente, no momento eu trabalho com 4 pessoas 100% noturnas, acho que vai me prejudicar, porque enquanto eles tiverem na action e produzindo as 21 hs por exemplo, eu já estarei pensando na minha cama. hehe Complicado ir na contramão assim de todo mundo. Bjs

    • Marina Teixeira

      Eu decidi ir na comtramão, Heloise!
      Eu sei que quando eu já estiver dormindo algumas pessoas da minha equipe ainda vão estar na action, mas só de pensar o quanto de coisa top que vou ser capaz de fazer enquanto todos ainda estiverem dormindo… Vale a pena!
      Aqui da certo ajustando os horarios de reuniões ?

  • Heloise Amorim

    Ah esqueci de comentar, no ramo musical eu percebo que é bem difícil fazer isso. Infelizmente a maioria dos músicos de banda de rock acordam super tarde, gostam de curtir a noite e beber, se acabar. Eu sou uma exceção nesse meio! haha

  • Pedro Mergulhão

    Parabéns Marina, seus artigos vem melhorando cada vez mais (mesmo parecendo que é impossivel ficar melhor hahah). Fiquei com uma dúvida, você tem algum horário optimo para o sono? Tipo, o ideal é dormir 8 horas por noite, menos ou mais..? Outra coisa que não ficou muito clara pra mim foi a parte dos exercícios. Eu devo então acordar, fazer o meu ritual, ir trabalhar, e só depois do trabalho ir para a academia? ( ficando atendo para não ir muito próximo do horario de dormir)

    • Marina Teixeira

      Wow, haha, obrigada, Pedro!
      Então, tudo isso eu considero que vai da individualidade de cada um.
      Eu tenho que dormir pelo menos 6:30 pra estar no meu melhor.
      No meu ritual eu faço uma caminhada leve de 30 minutos, e exercicios mais intensos no meio ou final de tarde.

  • Adoro o “Clube das 5”! Quando morava em São Paulo e corria no Ibira as 5h30 sentia uma conexão especial com as outras pessas que por ali estavam nesse horário. Era também um dos únicos momentos onde todos que se cruzavam davam “bom dia” ou um aceno com a cabeça se reconhecendo. Crisp early mornings are the best!

  • Bianca Holanda

    Mamá, no caso de acordar às 5am e se exercitar, qual seria o melhor hábito alimentar pra adotar antes dessa prática de exercícios matinal?

    • Sillas Xavier

      Exercito-me em jejum independente do tipo de exercício (corrida, musculação, etc.). Pesquise no blog http://www.paleodiario.com sobre jejum.

      • Bianca Holanda

        Obrigada pela atenção, Sillas. Essa semana tentei comer algo leve antes do exercício às 5am. Vou dar uma pesquisada e fazer testes me exercitando em jejum também. Obrigada =)

        • Marina Teixeira

          Bianca, de manhã eu costumo só fazer uma caminhada leve em jejum, e aí depois de todo meu ritual vem o café.
          Treino mais intenso ou ballet não gosto de fazer de manhã, não pelo jejum (já fiz muito e o meu corpo responde bem, não sinto fraqueza e meu desempenho é o mesmo, mas isso vai de cada um), mas porque sinto que atrapalha meu ritual matinal e todo o flow do começo do dia.

          • Bianca Holanda

            Entendido. Obrigada pelas dicas e pela recomendação também

  • Sillas Xavier

    Acho que faltou uma dica sobre o principal para acordar cedo. Eu sempre costumo dizer pra quem fala que odeia acordar cedo o seguinte: não é sobre acordar cedo. É uma questão do horário em que se vai dormir. Eu não utilizo despertador e consigo manter uma rotina acordando cedo simplesmente porque vou pra cama cedo. Se cansarmos nosso corpo e nos desligarmos mais cedo, iremos dormir mais cedo e consequentemente acordar mais cedo! Não adianta achar que quem acorda cedo é um super homem que dorme pouquíssimas horas e mantém disciplina rígida de acordar cedo. Funciona no longo prazo com aqueles que dormem cedo. Acordar cedo não vai te dar mais horas ao seu dia, mas vai te dar horas produtivas e melhorar a saúde.

    • Marina Teixeira

      Com certeza, Sillas. Por isso que mo final eu disse que poderia fazer um outro post abordando dicas de como acordar cedo.
      Esse texto se resume aos porquês, e ai entram as últimas frases do seu comentário que concordo 100% :)

  • Gostei do post @marinabottinoteixeira:disqus. EU tenho o hábito de acordar 05:30 já há vários anos.
    Faço como o @sillasx:disqus, também me exercito em jejum. Gostei do site, vou acompanhar.

    • Marina Teixeira

      Oi, Tiago! Bacana saber de mais um integrante do 5amclub e o fastclub, hehe.
      Bem vindo e passe sempre por aqui 😉

  • Fernanda Bueno

    Adorei e vou testar, sou melhor de manha mesmo. gostaria de dicas de alimentação para a manhã, ou até alguma dica de remédios naturais algo assim para dar energia. valeu

    • Fernanda, eu costumo comer carboidratos de baixo índice glicêmico: tipo, alimentos integrais, cereais e algumas frutas. E NAO como carbos de alto índice glicêmico, como pão francês, chocolate… E faço isso a cada 3 hrs. Pra mim tem funcionado, notei grande diferença
      Dá uma lida sobre a relação da energia do corpo com os carboidratos (glicose)

      • Fernanda Bueno

        Obg!

    • Fernanda,

      Experimente a dieta low-carb. Depois que comecei, há cerca de 1 mês, meu dia se tornou extremamente produtivo.

      Meu café da manhã é um omelete com 2 ovos, bacon, manteiga, queijo, presunto e às vezes coloco abobrinha ralada, cebola picada, tomate picado, etc…

      Depois sigo com um café (com adoçante) com óleo de côco e manteiga.

      • Fernanda Bueno

        Obg pelas dicas!

    • Adriano Carvalho

      Eu como tapioca, todos os dias, com cafezinho preto. O segredo é não exagerar no recheio.

  • Paula Zendron Saia

    Oi Marina! Hoje pela manhã conheci o Gabriel pelo podcast do Murilo Gun — o que levou-me a buscar o conceito High Stakes — o que levou-me ao High Stakes Week — o que levou-me ao hangout do Gabriel com o Murilo — ufa! Chegando finalmente na página de Face dele e, por consequência na sua! Tudo isso para dizer que foi um dia absurdamente intenso de aprendizado, mas que o meu maior encanto está no que você escreve e como você escreve… A batalha que você viveu é a que eu tento me livrar ainda hoje, de ser o que eu quiser e não o que os outros acham ser o melhor para mim… E olha que já sou casada e com uma filhota – e ainda sinto-me dominada por essa pressão. Mas depois do dia de hoje fechei comigo mesma que chega. Chega de gastar energia com o que não quero. Bora ser produtiva naquilo que me faz feliz. Bora acordar 5am (antes mesmo da minha baby que madruga às 6am!) e fazer acontecer. Obrigada, obrigada de se mostrar tão acessível (e sensível) mesmo sem te conhecer. Beijo, Paula.

    • Marina Teixeira

      @paulazendronsaia:disqus , cheguei atrasada mas tô aqui, rs.
      Que delícia de comentário.
      Esse blog é uma das minhas principais formas de expressão, meu grito de arte semana. E nada, nada mesmo, me deixa mais feliz do que ler/ ouvir que isso atingi outras pessoas. Afinal, o artista não vive pelos aplausos, e sim para ver a reação da platéia, né?!
      Obrigada por vir aqui compartilhar isso e bora fazer acontecer!
      Volte sempre :)

  • Juliano Primavesi

    Marina, muito legal o post. Estou extremamente focado em subir alguns níveis ainda neste ano e desconhecia o 5am Club. Como o Gabriel, ja estudei e li sobre sono polifasico, e no fim cheguei ao melhor cenário para mim aliando uma alimentação adequada e um sono realmente restaurado, que é dormir das 01h às 06:45h, dando um total de quase 6 horas de sono. Qual a média de horas que as pessoas que você conhece e acordam às 5h costumam dormir?

  • Matheus Jacobina

    Sensacional, Marianinha. Pretendo entrar pro clube. Já estava antecipando meu despertar, que no momento estava nas 7 a.m. e já curtia o silêncio. Mas ele acabava rápido e atrapalhava meu momento de meditação. Acordando as 5 a.m. vou conseguir realizar todas as minhas atividades PARA MIM e curtir o dia nascer.. o silêncio. Já estou empolgado para começar amanhã!!!!!! Parabéns pelo blog!

    • Marina Teixeira

      Obrigada!
      Para você vai ser fácil então, Matheus!
      E com certeza vai adorar ter mais tempo para você e para curtir o silêncio :)

  • Sempre quis isso pra mim, e essa semana que conheci o goffi e estou acompanhando os vídeos, consegui fazer disso um ritual, acordar por volta das 5h40 (ainda quero chegar nas 5h haha) ler a biblia, e fazer 30min de caminhada ouvindo um audiobook ou um podcast, e isso é surreal! meu dia está super produtivo nessa semana, e essa energia toda é muito boa, ser um high stakes e encontrar sua arte é como o goffi diz, se importar com todos os detalhes! Ótimo texto

    • Marina Teixeira

      Se importar, sempre :)

  • Camila Régia Napolitano

    Sempre tive costume de acordar cedo, pois sempre estudei de manhã e meu corpo acostuma fácil com esses horários.
    Hoje em dia, acordo as 6h30, mas as vezes acordo mais cedo as 5h30 e é incrivel como acordamos mais disposta e sobre a questão que você falou de que quando acordamos mais cedo, podemos fazer as coisas importantes e não urgentes é muito verdade.
    Quando chego mais cedo no trabalho, consigo focar no que eu realmente quero, antes que o telefone comece a tocar chegando outras coisas mais urgentes para resolver e fazer essa separação é realmente muito importante!
    O que eu acho que realmente ajuda é ver a hora certa que você tem que dormir e se desligar totalmente do mundo externo, desligar celular, por exemplo, pois o que eu vejo que acontece e que as vezes eu faço isso e me atrapalha é continuar mexendo no celular deitada ou acordar de madrugada e ver o celular, pois “supostamente” você não consegue dormir, me diz quem consegue dormir olhando pro celular? rsrs só se estivermos derrotadas ne.
    Essas coisas do mundo externo atrapalham muito e precisamos focar, nessa semana tenho acompanhado a HighStakes Week do Gabriel e consequentemente dormindo no mesmo horário todo dia, as 21h30, as 5h30, 6h já acordo sozinha sem despertador.
    E confesso que AMO a sensação de acordar sozinha, pois você tem aquela sensação de que dormiu realmente o que precisava, quando eu acordo com o despertador, as vezes fico na cabeça com aquele pensamento de que talvez meu corpo queria dormir mais, faz sentido? rsrsrs
    Enfim, adorei a ideia de dormir as 5h e os motivos são realmente ótimos, agora é praticar =)

  • Marina Figueiredo

    Nossa, sempre tive muito interesse pela noite, facilidade mesmo com as madrugadas, minha profissão sempre aconteceu muito durante a noite também (sou arquiteta, cenógrafa, diretora de arte e hj trabalho com artes plásticas) e vivia criando e aproveitando esses horários de silêncio, introspecção e concentração para criar. Grandes ideias surgiam, tinha muita inspiração depois das 23hs. Montagens de cenário também, por isso aprendi a ser produtiva à noite. Há pouco tempo decidi me “aventurar” no dia, acordar bem cedo e inverter, ou pelo menos conhecer esse outro lado, para ter mais opção mesmo e estou amando. Acordo 5:30hs da manhã pra fazer caminhada, para meditar tb algumas vezes por semana e tenho sentido uma grande produtividade ao longo do dia. Ainda não é um hábito, mas estou me dedicando. Adorei seu texto, veio no momento certo. Muito obrigada, beijoss 😉

    • Daniele Piske

      Somos duas, eu sempre fui muito da noite, a criatividade vem a partir das 23hrs também, estou me adaptando a vida diurna mas não está fácil e um novo desafio!!

  • Thaís Cruz

    Excelente! Eu sempre acordo com a sensação que preciso acordar mais cedo no dia seguinte, que perdi tempo, enfim, com tudo isso que vc citou no texto. Mas tenho muitaaaa dificuldade de acordar cedo.. rsrs.. mas vou me esforçar, pois realmente sinto essa necessidade, produzo muitoooo mais pela manhã, do que no restante do dia! Bora pra action! Tudo pela Arte! Gratidão!

    • Janynne Gomes

      Ultimamente tenho acordado depois das 9h, trabalho fora até as 22:00 e tenho dois filhos menores de 3 anos, mas sempre levanto com a consciência pesada por ter perdido a manhã. Assim como você quero mudar esse hábito :)

      • Marina Teixeira

        Só para aliviar a consciência já é um super motivo, Janynne 😉

    • Marina Teixeira

      Boraa, Thaís!!
      O começo é sempre difícil, mas depois compensa. Eu ainda tenho o desafio de não deixar os percalços do dia a dia atrapalharem essa rotina.

  • Leandro Correia

    Vou startar essa ideia! #5am

  • Ana

    Olá Marina, adorei a leitura e as suas dicas. Já sigo o Gabriel Goffi há algum tempo mas só conheci hoje o seu blog. Parabéns pelo seu trabalho.

    • Marina Teixeira

      Obrigada, Ana!
      Volte sempre!

  • Aguiar Jean

    Você deixou bem claro a importância de acordar cedo. Sempre pensei que era uma coisa que eu precisava fazer. Sou uma pessoa que dorme às 05h diversos dias na semana. Mas graças a essa leitura e inspiração, vou deitar cedo hj e vou levantar às 05h da manhã. Essa será minha meta. A primeira grande mudança dentre todas as coisas que quero mudar na minha vida.

    • Otávio Sena

      é difícil pra mim regular o sono na primeira noite… estou tentando e essa já vai ser a 3 noite,… acho que agora vai… haha! e tu conseguiu?

      • Aguiar Jean

        Estou alternando dias…não esqueço de quanto foi bom no primeiro dia sabe? Então, me esforço para a cada semana, serem mais dias assim. Vc vai se desapegando do mundo, focando mais em vc mesmo.

    • Essa é exatamente minha posição, Aguiar. Agora é começar a mudar esse hábito.

      Espero que vocês tenham conseguido.

    • Cida Buluca

      Aguiar, você conseguiu?

    • Marcia Pereira

      Eu tinha muuuita preguiça de acordar cedo, mas agora, acordando às 5:00, confesso que me tornei uma pessoa melhor! Até nos fins de semana, no domingo, acordo às 5:00 pra fazer atividades físicas!

  • Maneiro. Sempre curti acordar cedo. A sensação de que fiz mta coisa antes do resto do mundo sequer ter acordado. Mas é complicado cair pra 5am. Mas irei me esforçar pra isso. Esse post deu um boost na vontade.

  • Fabiano Freitag

    Muito bom o texto.. a dois meses eu acordo cedo todos os dias para correr, mas quando estou terminando a corrida a cidade já está “acordada”, já alguns dias estava com a sensação que precisava acordar mais cedo e terminar o exercício antes de todos acordarem… com certeza já estou dentro do “5am Club”.. Muito bom o texto, parabéns.

  • Sergio Figueiredo

    O texto é excelente! Mas tenho alguns comentários.. Encontrei com alguns erros de digitação e na imagem o horário de referência esta as 6 da manhã.

  • Aramís Pereira

    Que massa! Obrigado por compartilhar!

    • Marina Teixeira

      Um prazer, Aramis :)

  • Luciano Castilho

    Quem escreveu isso certamente nunca ouviu falar em ciclo circadiano.

  • Show de bola! Quero muito ser mais um, mas eu chego em casa de segunda à sexta às 23:00. Daí eu dormiria 5 horas por dia. Isso é pouco, não dá pra descansar bem, e aí como faz?

  • Dani

    E para aqueles que não conseguem dormir cedo (meu caso), pelo fato de chegar tarde da faculdade vou conseguir me manter acordada e ter produtividade durante o dia?

  • Daniele Piske

    E para aqueles que não conseguem dormir cedo (meu caso), pelo fato de chegar tarde da faculdade. Vou conseguir me manter acordada e ter produtividade durante o dia?

  • Romeu Fauth

    Quero deixar minha opinião. Acordar cedo é a melhor coisa a ser feita por qualquer pessoa deste mundo, mas considere um fato fundamental: quer acordar cedo? Durma cedo, dê preferência 21h. A melhor hora do sono é a partir desse horário. Dormir depois disso só traz prejuízos para a mente.

  • Seu texto é bem inspirador. Já tinha lido antes que acordar cedo faz muito bem a saúde e organização se bem aproveitado. O problema para mim no momento é, como conseguir se acordar as 5h tendo que dormir as 0h? Esse é o horário que tenho pois chego da aula perto das 23h. Geralmente preciso de 7 ou 8h de sono no total para me sentir restaurada. no geral não chego a isso e durmo em média 06h. Mas dormir 5h por dia não me parece saudável. Já que 6h nem sempre é suficiente. Em geral meu sono é de péssima qualidade .

  • Dayana Costa

    Tão bom nao se sentir sozinha. Super me encaixei na sua introdução, meu irmão sempre foi da madrugada e os meus amigos também, então sempre que me encaixar nesse mundo, e não parecer a estranha que prefere dormir as 22h e acordar cedo, depois da high stakes week, comecei a observar o que me tornava mais produtiva ao longo do dia. Advinha a primeira conclusão?! Acordar cedo, praticar atividades focadas no meu bem estar, no meu caso, foram atividade física, meditação e levar os cachorros para uma caminhada, e começar minha atividades “importantes” as 8h, tinha essa sensação de já ter feito muitas coisas antes mesmo da maioria das pessoas estarem acordadas, então o meu dia rendia mais, meu ânimo melhorava, em resumo, me sentia muito mais produtiva. Infelizmente não mantive isso como um hábito, mas vou me esforçar mais para criar esse hábito do 5am club. Estou amando o seu blog, me identifico muito com muitas coisas que você posta, obrigada por compartilhar sua arte, sua ideias.

  • diego

    Muito top essa ideia Marina, nunca tinha ouvido falar… vim aqui pela indicação do goffi no snap…fiquei só com uma dúvida…vc consegue manter isso nos finais de semana???

  • Lessandro Santos

    Nossa.. lendo aqui aumentei ainda mais meu desejo de levantar cedo… esta sendo difícil conciliar a hora de dormir com a de acordar cedo, se tiver algum ritual ou segredo para dormir melhor e mais cedo compartilhe me ajudará bastante

  • Jorge Luís Melgarejo

    gostei dos motivos, vou tentar, em breve volto aqui para postar os resultados.

  • Janny Acp

    Adorei o texto. Estou buscando há tempos coragem para acordar às 5 horas, esse seu texto me motivou muito. Voce tem snapchat?Seria muito interessante poder acompanha-la pelo snap. Gostei muito da sua participação no snap do Gabriel.

  • Juliana Melo

    Interessante os pontos colocados, realmente sinto que há mais picos de disposição nos dias que acordo as 5h – 5:30h para fazer uma caminhada ou adiantar algo que eu poderia até fazer em outro horário. No entanto, tenho pra mim que o problema é manter a frequência desta disposição ao longo do dia, até que o corpo vá se moldando ao novo hábito, vou tentando driblar a sonolência para não perder o tempo ganho com os primeiros raios de sol em outras situações ao longo do dia. Eu hoje vivencio essa transição, estou no inicio desse desafio, mas confiante de que essa fase passará.

  • Fausto Araujo

    Li esse artigo hoje não por acaso, pois não acredito em coincidências; creio que minha mente se programou e achou o assunto que me interessava, já que essa semana tem sido a primeira na qual estou tentando entrar para esse clube matutino.
    Como não conhecia o 5amClub, eu estava me programando para 6h (que para mim já é uma vitória, pois até a última semana estava acordando às 9h!), mas agora me programarei para 5h!
    Nunca havia lido uma lista de benefícios como essa, mas já vi resultados incríveis com pessoas que adquiriram esse hábito. E agora estou lutando contra minha natureza de acordar tarde em busca desse tipo de sensação e satisfação. O motivo inicial foi voltar a me exercitar das 6:30h às 8:00h, mas agora, graças ao seu artigo, tenho 6 novos motivos para fortalecer minhas convicções. Portanto, muito obrigado pelo seu tempo e dedicação.

  • Christina Volpe

    Oi Marina, tudo bem? Eu adorei seu texto! Sou uma pessoa EXTREMAMENTE da manhã, lógico que pra sair e de fds meus hábitos mudam um pouco, mas a forma com que você escreveu o texto condiz muito com a minha sensação diária. Assim que acordo sinto que posso fazer todas as coisas do mundo, ao anoitecer quero ficar quietinha e descansar. Sempre me achei meio perdida pq vejo muitas pessoas sendo extremamente produtivas nestes horários que eu já estou morta. Esse texto me deu uma nova visão das possibilidades a frente, adorei! Muito obrigada, vou começar amanhã :) Um beijo.

  • Márcio Leyes Dutra

    Os motivos são ótimos. Vou tentar!!!

  • Ronan Diniz

    Estou precisando estar pronto quando todos começarem a despertar. Além dos benefícios para o corpo, o que mais me inspirou a entrar para o 5am Club é o valor que tenho dado a minha arte. Parabéns e obrigado pelo post. #5amClub #tudopelaarte

  • Vera Farinati

    Vou me desafiar….tenho muita dificuldade em dormir e acordar cedo. Mas tenho mesmo esta sensação de que perdi alguma parte do meu dia.

  • Driele Santoro

    Olá, adorei o artigo! Há quase 1 ano me propus a acordar cedo e sair
    para caminhar e correr, com o objetivo de organizar melhor meu dia e
    começar com o pé direito. Consequi muitos progressos no quesito
    organização mas ultimamente não estava conseguindo acordar muito cedo
    mais. Talvez por falta de motivação, mudança do tempo, com esse
    friozinho, vai dando uma preguiça, enfim. Essa semana voltei firme para o
    meu propósito e acordei cedo (6:00), mas ainda não fui correr, li e
    organizei o dia antes de sair. E agora com todos esses fortes motivos
    tenho a certeza de que preciso continuar persistindo. Obrigada!

  • luizsalomo

    As 5:30 hs era a nossa hora no Ibira. Qtas vezes Eu, Reinaldo e Nichima, um japa baixinho que voava kkk nos encontrávamos no portão de entrada da Centenário e íamos na nossa batida! Saudades desse tempo. Bom se voltar a residir no bairro, volto a prática, mas vou começar a ajustar meu relógio como antigamente, é preciso para o sucesso e disciplina! Bom texto, gostei muito…

  • Bruno Oliveira de Alcântara

    Vou aplicar!

  • Carla Lobo

    Fiz esse compromisso comigo mesma há um tempo. E de fato, a qualidade do meu dia é outra! Levanto, tomo banho, medito, bebo minha água morna com limão, caminho e estou pronta e cheia de motivação para o resto do dia. Muito bom seu texto, Marina! Com embasamentos científicos e exemplos motivadores! Grata por compartilhar essas dicas!

  • Fabiano Rocha

    Moro em Santos, litoral de SP, e há 2 anos faço parte do “Clube das 5.” O que me faz manter minha disciplina é a atividade física, pratico canoa havaiana e às 5:30 já estou dentro do mar. E não estou sozinho remando na madrugada, minha turma varia de 6 à 12 pessoas. Remamos 7km e quando voltamos ainda somos presenteados com o nascer do Sol. É uma sensação indescritível. O dia rende e me sinto mais motivado e realizado. Aloha!

  • Pangeia

    E no horário de verão ? Como fazer ?

  • Michelle Mineirinha

    Oi Mariana, obrigada por compartilhar suas experiências! Achei muito inspirador e parece que todos esses motivos fazem sentido no momento em que estou. Há algum tempo sinto que não dou conta de fazer todas as minhas tarefas pessoais depois do trabalho, queria estar mais disposta, ter tempo para estudar e cuidar de mim além das responsabilidades diárias. Antes só conseguiu acordar por volta de 8h30, e já melhorei muito desde que faço treinamento funcional de manhã (agora 8h30 estou de volta me arrumando pro trabalho). Mas sei que estou capaz para conseguir mais, e acredito que essas horas cedo de manhã possam me ajudar neste sentido, ainda mais nessa fase de reorganização pessoal. Vou tentar levantar mais cedo também! O texto me deixou bastante animada! :) Também gostaria de compartilhar um outro texto, para pessoas que nem eu que precisa se organizar melhor no trabalho: http://ow.ly/pZRl300GzG Boa sorte a tod@s! Que venha muita energia positiva, produtividade e inspiração! :)

  • Olá como vai,realmente acordar cedo,esta me fazendo muito bem,hoje devido as palestras,sempre acordo cedo,parabéns pelo post Abraços Palestrante Flávio Peralta…………….

  • Max Làmdscek

    Eu acordo as 5 e tem me ajudado muito, da tempo para estudar,ler, meditar e iniciar o dia com calma!! Muito massa mas exige comprometimento. Abs

  • Cezar Camargo

    Ok! Muito bom o artigo, parabéns.

  • Otávio Sena

    E se você estiver pensando que isso é exagero, que é um pouco radical mais… – ACERTO MIZERAVIIIIII!!!!
    Que lindo post! Parabéns…

  • Alex Marianobh

    Muito boa esta matéria, o interessante é que sempre detestei acordar tarde, não acordo ás 5 da manhã ainda mas vou chegar lá rs. Sempre que passo das 7;30hs já me sinto perdendo tempo, sou um cara muito antenado e durmo sempre ás 1 da manhã e por isto tenho dificuldades de acordar ás 5. Mas não posso negar que a tranquilidade, a paz e o cheiro da natureza neste horário é maravilhoso. Vou começar a fazer o teste. Obrigado pelo texto muito produtivo.

  • Isaac Vitor

    Tenho paixão por acordar cedo, desde criança meu pai me colocou no hábito. Porém na vida adulta, depois da faculdades e das canseiras da vida moderna tenho dormido muito tarde e isso tem prejudicado todo o meu dia.
    Bem espero usar o texto como inspiração para me disciplinar e melhorar minha qualidade de vida…

  • Samambaia Nesta Marley

    Ja fiz isso ha 2 decadas atras mas os apelos da juventude me levaram a ser um cara mais noturno. Meditava por uma hora todos os dias por mais de 1 ano. De 5am as 6am. Eram outros tempos e posso comprovar quase todos esse benefícios. Agora mais maduro e com uma rotina mais definida, posso retomar esse excelente habito. Ja tinha planos pra isso, mas esse artigo me encheu de gás para retomar. Obrigado e parabéns pelo excelente artigo.

  • Welliso Martins

    Eu amo aos que me amam, e os que de madruga me buscam me acharam. (Prov 8.17)

  • Tereza Cristhina

    Que post maravilhoso! <3
    Eu comecei a acordar cedo há pouco tempo e isso realmente mudou minha vida: tenho aproveitado tudo com muito mais qualidade e vigor. Mas saber sobre o 5am club me despertou ainda mais curiosidade! Nunca tinha pensado nesses motivos e eles fazem muito sentido. Estava procurando algo para me ajudar nos meus projetos empreendedores e acho que encontrei! :)

    Aproveitando, gostaria de compartilhar um trecho da Bíblia que me faz pular da cama cedo e, junto com esse post, me deu mais motivação:

    Provérbios 20:13
    Não ame o sono, ou você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra.

    :)

  • Bruna Moreale de Carvalho

    Poxa, eu já tinha vontades de acordar mais cedo, mas nunca soube exatamente o porque. Na verdade eu sempre gostei de já estar acordada enquanto os outros estão dormindo, esse texto parece que foi escrito pra mim, me encaixei em todas as partes dele! Porém a dificuldade de se levantar cedo acaba desanimando, e quanto mais o sono me vence mais eu fico ‘decepcionada’ comigo mesmo, e isso acaba se tornando uma bola de neve. Gostaria de mais dicas de como acordar cedo com mais ‘facilmente’, uma vez que, durmo por volta das 23h, por causa da faculdade! Parabéns pelo texto e pela iniciativa, estou muito animada em acordar junto com o ‘Clube das 5am’ amanhã =)

  • Gustavo Issa

    Fantástico!!!!

  • Oi Marina, muito legal seu texto!
    A algum tempo eu já acordo bem cedo (ainda não consegui chegar nas 5am) mas as difere diferenças são enormes em termos de produtividade.

    No início fazia isso exatamente para ter mais paz no trabalho e fazer as coisas mais importantes antes das “urgências” começarem a aparecer. O que aconteceu foi que eu gostei e tornei isso um hábito e aos poucos vou acordando mais cedo até, quem sabe, chegar as 5am.

    O que acho engraçado são as pessoas criticando ou zombando porque durmo cedo. Mas no outro dia quando essas messas pessoas estão sempre com pressa e com mil coisas para fazer sem conseguir terminar nada, eu já fiz tudo de importante e durmo (cedo) com a sensação de missão cumprida.

  • Carlos Eduardo Camolesi

    Mas que horas vai dormir? a tão falada 8 horas diárias de sono, é esse o número que você e Gabriel usam?
    obrigado!

  • Antonieta Cavalli

    Excelente texto. Muito me identifiquei com ele. Acordo cedo todos os dias, faço atividade física 4 X na semana, tenho uma alimentação altamente regrada.
    O melhor de tudo: é muito fácil e prazeroso fazer isso.

  • Raiane Paula

    Você esboçou tudo o que sinto quando acordo… Sensação ótima da manhã, de aproveitar ao máximo o dia, de sugar os raios do sol!

  • Achei muito bom o texto!
    Sempre fui uma pessoa noturna, nunca durmo antes da 1h e acordo às 7h todos os dias. Ainda bem que essas 6 horas de sono me bastam. Mas, é claro, adoro dormir até beeem tarde quando posso.
    Contudo, sempre achei muito interessante acordar cedo e fazer o dia produzir. Concordo com todos os argumentos que tu deu nesse texto e óbvio que fiquei tentada. Mas não sei se é pra mim, se tenho força de vontade suficiente.

    Já li várias reportagens sobre aqueles estudos de pessoas matinais e pessoas noturnas e SEMPRE fui noturna. Por mais que ache extremamente fascinante o clube das 5, imagino que não é pra mim!

    BLOG COISA E TAL

  • Stelly Anne

    Minha vida inteira, desde a infância fui noturna. Isso já como consequência dos hábitos dos meus pais. Tive a oportunidade de morar no seminário por dois anos e acordava às 5h da manhã e dormia as 22h30. Minha vida era outra, meus hábitos, minha sensação de satisfação, de significado era outra. As duas primeiras horas do dia eram minhas e isso me trazia um pique diferenciado para começar o dia. Hoje não consigo mais voltar a isso, apesar de algumas tentativas. Como você faz pra se manter constante em acordar cedo? Como consegue se disciplinar na prática?

  • OliveiraEric

    Olá, tudo bem? Achei super interessante a matéria! Eu gostaria de perguntar uma coisa: no caso, o pessoal costumar ir dormir às 10 da noite para fazer a ”famosa” 7 horas de sono recomendadas? Sei que na correria de hoje em dia deve ser bem difícil, mas se não é possível, e supondo que o pessoal dorme às 11 da noite, ou meia noite, ainda assim notaram algum problema em relação à isso, por acordarem às 5 da manhã? Obrigado, abraços! ^_^

  • Gostei do texto e da ideia. Estou no meu segundo dia acordando às 5 e, apesar do sono esperado para o período de adaptação, estou me sentindo bem mais motivado e produtivo. Ah! Também compartilhei o post aqui: https://www.facebook.com/BlogLendo/posts/1232118250134262 e fez bastante sucesso :)

  • Ana Amelia Delduque Amaral

    Oi Marina, adorei seu post ! Ultimamente eu tenho tentado acordar mais cedo mas o meu sono é muito agitado durante a noite, eu acordo diversas vezes e já tentei por mais de 30 dias deitar mais cedo, mas o que acaba acontecendo é que quando durmo cedo, acordo às 04:30 e não consigo mais dormir… talvez seja uma boa oportunidade de tentar levantar logo às 5 né ? Eu preciso muito tentar porque preciso de um tempo pra mim… Vou colocar essa meta ! Obrigada por partilhar sobre o clube das 5 ! http://www.meumundoorganizado.com

  • Luciano Oliveira

    Olá! Eu acordo às 05:45h vou pra academia, começo a trabalhar as 8:30h até as 18h, as 18:20h faço um uma corrida de 1h chego em casa e vou trabalhar no computador até 0:00h. Nos intervalos de lanche, almoçou, banho e até mesmo na academia estou fazendo alguns cursos on line. Trabalho desenvolvendo e produzindo a coleção de uma rede de loja em BH e estou montando uma marcar de roupas masculina para mim. Atualmente trabalho em duas cidades!

  • Mônica Cadorin

    Acordo às 5h da manhã todos os dias de semana, desde 2012, mas é porque tenho que me arrumar e arrumar minha filha para estar na escola dela às 7h30. Mas minha lógica é essa de acordar cedo mesmo. Nos finais de semana, acordo às 6h da manhã para fazer as tarefas domésticas logo cedo e ficar com o dia livre para descansar e passear. Sempre fui do dia. Muitas vezes, na época de provas da escola e vestibular, eu ia dormir às 20h para acordar às 5h e estudar para a prova do dia. Sempre me faz muito bem dormir cedo e acordar cedo. Chego no trabalho antes dos colegas e, quando eles estão chegando, eu já estou com o trabalho todo adiantado. Aí começa o telefone a tocar, colega conversar, e eu só tenho que finalizar o que comecei às 8h da manhã. Realmente o dia rende muito mais.

  • Irei começar a amanhã! E depois volto aqui e conto como foi! =)

  • Renato Samico

    Como fazer nos finais semanas ou em dias que há alguma festa ou evento que te faça quebrar a rotina e ir dormir mais tarde prejudicando o acordar às 5am?

  • Wellington Santos Silva

    Comecei o hábito nessa semana. Não sei se é psicológico, verdade, mas que estou beeeeem melhor e produtivo não tenho dúvidas. E dormindo melhor rs

  • Bianca Santiago Castro

    Coloquei o despertador para 5 horas haha. Primeira vez testando acordar tão cedo. #borapraAction

  • Ando no clube das 04:30 mas minha meta é 04:00 hs
    No meu caso foi ganhar tempo para os projetos pessoais que estavam ficando de lado pois voltei ao trabalho de 8 as 18. Entao agora, acordando entre 04:30 e 04:00 ate as cinco, eu consigo ter pelo menos duas horas a mais livres no dia e com isto, ganho tempo para caramba para colocar coisas em dia.
    Ainda sobre tempo para uma corrida ou caminhada também.
    Como aproveito cada minuto ao longo do dia, a noite, eu estou livre para ficar com a família.

  • Mayara Santos

    Marinaaaaa help meeee! Eu tenho muita dificuldade para acordar cedo,creio que esta relacionado a alimentação,eu faço teatro,então como as aulas são praticas eu gasto muita energia,e também vendo brigadeiro na rua,debaixo de chuva ou sol. Para eu acordar as 5,creio que eu deveria dormir umas 9 da noite,só que as 9 eu ainda estou na aula. Só termina as 22:30,até eu chegar,comer e relaxar pra dormir ja deu 1 hora da manha,enfim ,eu não sei o que posso fazer :(

  • Fábio

    Excelente matéria! Parabéns! Fiquei curioso , que AP é esse? Obrigado.

    • Ana Paula Vieira

      Aplicativo

  • Fábio

    Desculpe, APP.

  • Paulo

    Quanta baboseira só acordo cedo se tiver que trabalhar e somente por obrigação ainda vou louco de sono… A manhã só é bacana se vc estiver viradao da noite bebendo e tiver alguma festa “matinal” pra ir de gente que está tao alcoolizada e virada quanto você!

  • Luciano Marcolino Sanches

    E pra quem gostou, mas precisa de um empurrãozinho a mais para iniciar, eu recomendo muitíssimo o Livro Miracle Morning do Hal Erold, esse livro mudou minhas manhãs absurdamente.

    • Obrigado pela dica Luciano, darei uma olhada no livro. Abraço!

  • Cesar Castaldi
  • renata

    Tenho muita vontade de acordar (muito) cedo, mas tenho medo de ficar com sono o dia todo :(

    • Rodrigo Barcellos

      Você vai ficar com sono o dia inteiro se você não respeitar o seu corpo. Procure saber quantas horas de sono você precisa e se programe para dormir o suficiente e acordar às 5h. Eu sigo essas dicas e comprovo que é muito melhor ser uma pessoa matinal.

      • Ana Paula Vieira

        Oi Rodrigo! Fiquei interessada em saber sobre a quantidade de HS de sono q precisamos…

        • Rodrigo Barcellos

          Ana, é algo totalmente individual. Tem estudos que dizem ser 8 horas, outros dizem 7 e tem alguns que até dizem 9. Algo que você precisa ter em mente é que precisamos dormir cada vez menos conforme envelhecemos. Uma técnica que usei para saber quanto de sono eu precisei foi dormir em um horário x e ver que horas eu acordaria sem despertador. Se é difícil fazer isso no meio da semana, tente fazer no final de semana, mas o ideal seria nas férias, por exemplo, quando não se tem tantos compromissos como trabalho, faculdade e etc. Espero ter ajudado.

  • Rafael Scodro

    sou do grupo das 5, entro as 6 metro kk

  • Iris Vanessa

    Alô Marininha quanta coisa boa por aqui! Na minha profissão trabalho conectada a vários outros colegas e a noite sempre foi eleita pra o estado de “criação” do nada saem idéias maravilhosas, porém no dia seguinte o sono, a irritabilidade e a falta dr energia esta sempre presente. Começando hoje o exercício dos 66 dias para incluir este hábito e entrar para o “clube das 5” Gratidão!

  • Daniel Vaz

    Otimo artigo, não sabia de todos estes beneficios, apenas de alguns 3, mais mesmo assim já faz alguns dias que eu venho acordando mais cedo, e uma dica que eu aprendi foi com o livro quanto menos melhor, do blogueiro Leo Babalta, aonde ele diz que para acordar mais cedo voce não precisa mudar de uma vez caso não consiga, você pode acordar 10 minutos mais cedo a cada 7 dias até atingir a meta que você deseja;

    Eu acordava todos os dias as 6;20, seguindo esta regra já estou acordando as 5.40 todos os dias e a partir da manha vou passar a acordar as 5;30, minha meta será chegar as 5, ainda mais agora que li este artigo.

    Um grande abraço!

  • Patricia Guollo

    Se dá vontade? Muita! Bora pra action então! Obrigada!

  • Sherazade Cavalcante

    Mudando o hábito . Não sabia disso e sinceramente faz todo sentido. Obrigada!

  • Iris Vanessa

    Marina todas as vezes que leio esse post me inspiro. Voltando a implementação deste hábito hoje 26.01.2017 daqui a 66 dias volto pra contar minha evolucao. Bjo enorme e gratidão.

  • Pedro Caruso

    Esse post me revelou o motivo de grandes problemas que venho enfrentando na minha vida, na saúde, na disposição… O péssimo hábito noturno. Nunca imaginei que isso influenciasse tanto e que fosse esse o motivo de tais coisas. Esse fim de senana, num coaching que fiz, foi falado sobre o desafio das 5, mas nesse post pude entender com mais clareza a importância disso. Muito obrigado pelas informações! Vou colocar isso como meta a partir de hoje.

  • Afiando a ferramente! Relendo para manter o sentido. Grazie per il posto!

  • andrew lacau

    Para quem tem dificuldades para acordar cedo ou dormir cedo simplesmente não durma ( se não tiver nenhum compromisso no dia seguinte ) fique acordado até o dia seguinte e durma uma noite incrível as 21:30 da noite, eu fiz isso aos 14 anos e durmo as 22:00 todas as noites até agora que tenho 16 anos, simplesmente é incrível correr na rua e sentir a brisa gelada da madrugada em seu peito, é como se a natureza desse seu bom dia pra você

  • Fabrício Iba

    Tenho tentado acordar às 5am, o que acho tranquilo.
    Continuar alerta depois do almoço é que dificulta a permanência no clube.
    Tentarei iníciar o dia fazendo atividade física em vez de estudar, acredito que isso dará um up de energia durante o dia.

  • Excelente artigo!!

  • Douglas Borges

    Genial Marina, sabe eu acabo de sair do Hangout com o Goffi, eu não conhecia seu blog, e nele foi mencionado o blog e o clube. Olha não é atoa que vocês se complementam, seu blog é high stakes e amanhã começo a fazer parte do clube. Sou uma pessoa noturna mas sinto à tempos que tenho que modificar esse hábito. E assim como as coisas vem acontecendo em minha vida, vim cair aqui no blog e com um texto simples e objetivo virou a chave. Incrível, muito obrigado. #borapraaction

  • Evandro Borges

    Preciso muito mudar minha rotina por questões de saúde, trabalho, enfim, vou tentar me adequar a esta rotina das 5am, sei bem o quão difícil é pois por diversas vezes já tentei e me entreguei ao desânimo. Mas quero definitivamente mudar isto, a começar pelo horário de me recolher.

  • Dalvinha France

    Depois que passei a acordar cedo, reparei que fui me tornando mais contemplativa e isso vem contribuindo para combater toda e qualquer negatividade.

  • Muito fera!!

  • Adijaci Pereira Do Nascimento

    BOA NOITE A TODOS,NÃO SÃO PRATICANTE DESSE CLUBE,POIS DURMO TARDE E ME ACORDADO TARDE,GOSTARIA DE DICAS PARA CONSEGUIR O RESULTADO POSITIVO NESSE NOVO HÁBITO DE ACORDAR CEDO,POIS TENHO MUITA DIFICULDADE,ÓTIMA NOITE A TODOS.

  • Rogerio Correa

    Para fins de estudo ou preparação de algo no dia recomendo acordar as 05 e preparar ou estudar até as 06 e dormir até as 07 caso for trabalhar as 08 lógico ,,, a glândula pineal e Timo tem um ciclo de memoria e descanso de 2 em duas horas,,,,então pode se começar assim,,, não recomendo acordar pela madrugada pois será uma única vez que ira fazer isso,,,rs

  • Eduardo Cirilo

    Hoje encontrei o teu artigo… está muito bom, parabéns pelo conteúdo!
    Sucesso,
    Cirilo
    http://www.viveremaltaperformance.pt

  • Denisley

    Amei o post, vou começar!

  • Daiane Bonifacio de Almeida

    Quero mudar minha vida, sou muito sonolenta, amo dormir , toda vez que acordo atrasada me sinto mal e frustrada. Vou começa amanhã mesmo mudar minha rotina. Tenho projeto e essas dicas vão ajudar me a coloca-lo em prática.

  • Mônica Galdino

    Post maravilhoso!! Acordo sempre as 05:00hrs, faço meu aeróbico em jejum indo á pé pro trabalho ou na academia e meu dia/semana é muito melhor, disposição e energia 100%

  • gersen

    Esse é um App brasileiro do Clube dos 5 -> https://itunes.apple.com/us/app/5-club/id1265670533?mt=8 Por enquanto está disponível apenas para Iphone e Ipad

  • Leonardo Ivan Debossan

    Muito bom texto! Já acordo neste horário. O meu motivo é para fazer caber todas as coisas que preciso fazer no meu dia. Agora, depois do que disse, mais ainda. Só não consigo ainda fazer algo relacionado a minha arte neste horário a semana toda. Por enquanto, só 2 dias. Mais é uma das minhas metas. Gosto de me exercitar também neste horário. Me sinto bem durante o dia. Obrigado por compartilhar!